sábado, 21 de fevereiro de 2009

"Uma professora muito maluquinha"

Ontem, resolvi ir até à biblioteca da escola onde trabalho para apreciar os livros . Percebi que chegaram vários de literatura infantil, clássicos , entre outros. Um despertou minha atenção pela capa, cor e ilustração. Eu nunca tinha lido este livro, mas já ouvi falar dele. Sentei-me à mesa e comecei a degustar. Li a primeira, segunda, terceira página e não conseguia parar de ler....A cada página lida , eu ia degustando e refletindo sobre o papel da professora muito maluquinha. Vi que cada palavra, ação, olhar, dedicação, respeito e tantas outras qualidades dela , mexia com meu interior, minha prática, minhas ações em sala de aula.Os alunos, sem querer, viam que ela era muito mais que professora, ela cativava, despertava o interesse pelos estudos de uma forma diferente. Às vezes , nossa postura em sala de aula faz com que nossos alunos se distancie de nós e dos estudos. Eu tive uma professora muito maluquinha na infância, não totalmente igual a da história,mas àquela que num simples olhar e numa simples dedicação, fazia com que nós apreciávamos o gosto pelos estudos. Saudades da Tia "Alzira"! Hoje, não sei por onde ela anda , mas sei que por onde ela passou, deixou marcas na minha vida e de muitos outros amigos do maternal, igualzinho a personagem do nosso livro. Se hoje sou professora maluquinha ou não devo à tantas outras que passaram e deixaram marcas no meu coração! Dentre elas posso citar : Tia Elizabeth e Tia Cleuzeli ( 3 série), Tia Marina ( 4 série), Madalena ( Orientadora do Colégio Americano), esta última já se encontra com o nosso Pai Celestial. Ah! tantas coisas boas vieram à lembrança quando estava lendo este livro que de agora em diante vou tentar ser uma professora diferente , não como à professora maluquinha, mas uma boa professora! Acabei de ler o livro em 30 minutos. Que delícia! Adorei!

2 comentários:

  1. É isso aí Janaína. Tudo que você escreveu refelte a importa^ncia do porfessor em nossas vidas. Eu também tenho boas recoradações de professores da infância e outros também durante meu período escolar. Mas descrevo com muita certeza o que você descreveu acima "Hoje, não sei por onde ela anda , mas sei que por onde ela passou, deixou marcas na minha vida". ALguns professores, infelizmente não sei o que têm feito, outros tenho notícias. Mas uma professora que eu gostaria muito de reencontrar é a Gláucia (professora de Português da 7ª série do Colégio Americano).

    Grande abraço
    Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Olá Janaína......passei para retribuir a visitinha e adorei o seu cantinho.......Parabéns!!!! Passa lá no meu bloguinho e participa do meu sorteio.....vou adorar!!!! Bju!!!!!

    ResponderExcluir